Pesquisar este blog

Pampa Gaúcho

Extensão natural dos pampas argentinos e uruguaios, o Pampa Gaúcho (formado por campos, planícies e baixos planaltos) é uma região importante do RS, em vários aspectos (físicos, culturais, históricos, econômicos), e que deve ser valorizada por todos os gaúchos.


O Pampa Gaúcho (também denominado Campos do Sul ou Campos Sulinos), é o único bioma brasileiro situado em um único estado brasileiro, o Rio Grande do Sul. Ocupa cerca de 2% do território nacional e 63% do território gaúcho (uma área de 176.496 km²). Constitui-se especialmente de vegetação campestre, gramíneas, herbácea, algumas árvores e também capões de mato. O Bioma Pampa também compreende áreas da Argentina, Paraguai e Uruguai.


Passa por transformações no que diz respeito à implantação da monocultura de árvores, que podem acarretar em graves impactos na estrutura do ecossistema atual. Tendo em vista este fato, são necessárias medidas para promover o desenvolvimento das plantações de árvores, sem que possa haver um desequilíbrio ambiental e uma degradação da vasta fauna e flora, boa parte ainda desconhecida do homem, da ciência e da pesquisa.


Os Campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”.


Há três tipos de campos no Bioma Pampa: o tipo “alto da serra”, o tipo “savana” e os planos. Em geral, aparentam mais ser formações relacionadas ao desenvolvimento do solo do que às mudanças climáticas.

A região geomorfológica do planalto de Campanha, a maior extensão de campos do Rio Grande do Sul, é a porção mais avançada para oeste e para o sul do domínio morfoestrutural das bacias e coberturas sedimentares. Nas áreas de contato com o arenito botucatu, ocorrem os solos podzólicos vermelho-escuros, principalmente a sudoeste de Quaraí e a sul e sudeste de Alegrete, onde se constata o fenômeno da desertificação. O solo, em geral, de baixa fertilidade natural e bastante suscetível à erosão.


A vegetação dos campos, aparentemente é uniforme, com mais densidade nas encostas e um tapete herbáceo nos topos mais planos, podendo ser encontradas gramíneas e leguminosas, além de cactos e bromélias.


Com temperaturas médias anuais de 18°C e clima temperado, a porção do Bioma Pampa localizado na porção sudoeste do Estado (denominado Região da Campanha ou Campanha Meridional, ou ainda Campanha Gaúcha) é dominada por coxilhas, várzeas baixas e úmidas e a criação do gado e desenvolvimento da pecuária. As tradições de lida de gado e os costumes dos colonizadores portugueses – e sobretudo espanhóis –, principalmente no século XVIII, foram a base para a formação da identidade cultural do gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário