O nome original era Vae de Qualquer Geito ("Vae" acabou sendo corrigido, e "Geito", segundo o Dr. Pery Teixeira, que foi um grande estudioso do idioma guarani, também é uma forma certa deste vocábulo).
Suas cores são o azul, vermelho e branco. Possui tradições como a Champanhada, o Baile do Vinho, o churrasco (o primeiro realizado em 1939), os batizados com cerveja e farinha (tradição surgida nos primeiros churrascos) e, claro, a tradicional Rádio Galocha.
A Rádio Galocha é um dos quadros mais irreverentes do humor do Carnaval do município, simula uma rádio com diversos programas em que são feitas sátiras e paródias musicais aos fatos ocorridos na cidade ao longo do ano.
Seus hinos são marcantes e tiveram contribuições de grandes nomes da música brasileira, como Lupicínio Rodrigues.
Os fundadores que instituiram uma das maiores entidades da carnavlescas de Lavras do Sul foram: Aurélio Ricalde, Balduino Silva, Bibiano Machado, Carlos Machado, Dante La-Rocca, Darcy Teixeira, Doracy M. de Camargo, Eli Teixeira, Enía Machado, Hugo Brito, Ismael Brito, Ivo Severo, José Ricardo de Souza, José Adail Teixeira, José Machado, Maurício Teixeira, Milton Carvalho, Namur Pires Monteiro, Nepomuceno Teixeira, Nestor Mazzini, Ney Tunholi, Valdo Teixeira e Zeferino Ricalde. Na atualidade, nomes como Sávio La-Rocca, Alessandro La-Rocca, Toti Teixeira, Mario Antonio Teixeira (Tonha), Cássio La-Bella e Renata La-Rocca, entre outros, fazem por permanecer aceso o orgulho de pertencer a um dos maiores blocos do Carnaval de Lavras.
Nos anos 2000, a geração mais tradicional ganhou o acréscimo de diversos jovens, apaixonados pelo bloco, que se filiaram ao bloco nos últimos anos, como Vitória Coiro, Estela La-Bella, Helena Teixeira Costa e Anne Munhoz. O grande número de membros mantém viva a saudável rivalidade com Os Relaxados, outra grande instituição do Carnaval de Lavras.
O VG se destaca, ainda, no esporte amador, sendo tricampeão do Torneio Interblocos, em 2008, 2009 e 2011
Movimento na sede do VG, Carnaval 2010 - Crédito da imagem: SECTUR
. Maiores informações: SITE DO VG e Facebook do VG.

Nenhum comentário:
Postar um comentário