Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

HISTÓRIA: Alguns dados históricos de Lavras do Sul


Texto publicado pelo Panorama Lavrense em 2008


"No fim do século XVIII já havia garimpagem na região. A tradição oral, sem que se tenha algum documento que comprove, conta que nos primórdios da mineração foi descoberta uma grande pepita de ouro com o formato da imagem de Santo Antônio, num remando do arroio Camaquã, que hoje banha a cidade. Por essa razão aquela garimpagem recebeu o nome da Santo Antônio das Lavras ficando como padroeiro da localidade o milagroso santo." (Centenário Lavras do Sul. Comissão Central das Comemorações do Centenário de Lavras do Sul. Bagé: Quadra, 1982).

Lavras do Sul é o único município gaúcho com origem na mineração e na extração de ouro, através de um acampamento mineiro situado às margens do arroio Camaquã da Lavras (um dos formadores do Rio Camaquã, que desemboca na Laguna dos Patos) para a exploração das pepitas de ouro depositadas naturalmente no leito do rio. Há registros de que o ouro do território onde hoje localiza-se o município foi explorado por europeus e canadenses.

As disputas pelas terras conquistadas por Portugal e Espanha originaram tratados de limites como os de Madri e de Santo Ildefonso que tiveram suas linhas determinadas em documentos e posteriormente demarcadas, pois a linha do Tratado de Santo Ildefonso curiosamente faz uma curva sobre o território do município e as linhas dois dois tratados unem-se justamente sobre o território de Lavras, formando assim um vértice histórico.

Em função da descoberta e busca desse mineral, a região atraiu colonizadores portugueses, belgas e espanhóis no final do século XVIII. Com a exploração aurífera, formou-se um núcleo populacional, que deu origem a cidade, desmembrada originalmente das terras de Rio Grande e Rio Pardo. Emancipou-se de Caçapava do Sul, em 9 de maio de 1882, através da Lei Estadual Nº 1364. É, por ordem de criação, o 54º município gaúcho.

Por conta do auge econômico da mineração do ouro na década de 1930, a cidade, que atualmente tem cerca de 8 000 habitantes, chegou a ter o dobro da população.

O nome da cidade deriva da divisão de glebas destinadas à mineração (lavra) do ouro. Ao nome "Lavras" adicionou-se a expressão "do Sul", por já existir um cidade denominada Lavras, em Minas Gerais.

Datas-chave de Lavras do Sul

* 1825 (data provável): início oficial da formação e colonização do município.
* 13/11/1847: elevação de Lavras à categoria de freguesia.
* 09/05/1882: Lavras é elevada a categoria de vila e município.
* 21/03/1939: a sede do município foi elevada à cidade.

A lenda que deu origem à colonização de Lavras do Sul

Um garimpeiro teria achado uma pepita grande de ouro com o formato da imagem de Santo Antônio, às margens do arroio Camaquã das Lavras. Espalhada a notícia sobre a ocorrência desse mineral na região, muitos aventureiros perceberam a semelhança do solo local com as terras de Mato Grosso e Minas Gerais. Em 1796, a primeira descoberta de ouro em lavras aconteceu, dando origem ao início da colonização do município e à exploração da mineração aurífera, por ingleses e belgas. Embora o povoamento tenha se estabelecido em 1825, espanhóis, portugueses, índios e bandeirantes paulistas, além das nacionalidades que já estavam na região, foram para a região atraídos pela quantidade de ouro existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário