Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PAMPA GAÚCHO: Dados geográficos básicos da região

Relevo e altitudes. Apresentando altitudes que variam entre 90 e 450 metros, a Campanha Meridional apresenta paisagens que variam entre as colinas suaves, campos planos e limpos e pequenas serras. As sedes municipais de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul e Lavras do Sul estão acima de 200 metros do nível do mar.

Clima. Os verões e invernos são bastante rigorosos. As chuvas são regularmente distribuídas no setor norte da região. Em Bagé e arredores, porém, há maior ocorrência de períodos de estiagem, ocasionando constantes racionamentos de água.
 
Vegetação. Varia entre campos com pequenas porções de mata a campos planos compostos de gramíneas e lavouras de arroz, em trechos de Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Livramento, Rosário do Sul e Bagé.
 
Morro em Caçapava do Sul
Hidrografia. Os principais rios são o Santa Maria, o Camaquã e a nascente do Rio Negro, em Bagé, cujo curso corta o território uruguaio.
 
Superfície. Dom Pedrito é o município mais extenso da Campanha Meridional, com cerca de 5.193 km². Depois, em ordem decrescente de área, estão Bagé, Lavras do Sul, Aceguá e Hulha Negra.
 

População. Espanhóis, portugueses, uruguaios, argentinos, negros e europeus de diversas nacionalidades são as principais etnias formadoras da população da Campanha Meridional. É uma região típicamente agropecuária, com origem na criação extensiva do gado e influenciada pela proximidade com os países platinos. Bagé é o município mais populoso, com 115.745 habitantes.

Economia. As principais atividades econômicas da Microrregião são a pecuária (gado de corte), a produção de couro, a produção de cereais e arroz, a fruticultura e o turismo rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário