Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

GEOGRAFIA: Introdução à economia do Município de Lavras do Sul





As principais atividades econômicas de Lavras do Sul são a pecuária (ovinos e bovinos, para extração de couro e abate), comércio e serviços (mais de 200 estabelecimentos comerciais) e o turismo, praticado em pequena escala. A agricultura possui considerável importância, principalmente no que diz respeito ao plantio de soja e arroz. Existem, ainda, focos de fruticultura, em sua maioria em pequena escala.

Há décadas a mineração deixou de ser explorada, muito embora existam pesquisas indicando grandes jazidas de minério, como ouro, além de calcário e talco, localizadas no interior do município.

No que diz respeito à produção industrial, Lavras do Sul sofre com as dificuldades inerentes à metade sul do estado do Rio Grande do Sul. Há escassez de recursos enviados pelos governos federal e estadual, o que dificulta a instalação de empreendimentos na região.

No final de 2010, porém, o surgimento da empresa Ibaré Mineral, no Segundo Distrito (Vila do Ibaré), aumentou o leque de potencialidades econômicas de Lavras do Sul.
 
Segundo o Blog do Turismo, acessado em 07/02/2011, os investimentos que a Ibaré Mineral tem feito na localidade do Ibaré e a STEINEX (fábrica italiana de equipamentos e máquinas para processamento mineral) com a primeira planta industrial da América Latina em equipamentos para a transformação de mármore e granito instalada na região, representa um grande avanço em tecnologia e um marco histórico para o Ibaré, apostando na matéria-prima existente.
 
Destacam-se ainda microempresas do setor da agroindústria familiar, como a Tecelagem Lavrense (especializada na produção de peças de vestuário a base de lã de ovelha), a Fazenda Taboleiro das Lavras (que possui diversas atividades, como produção de alimentos e lãs) e a Sabor da Terra (que produz doces, salgados artesanais e o Café Campeiro, em eventos especiais).
 

As três empresas contribuem para a geração de oportunidades de emprego e fonte de renda para diversas famílias da Zona Rural, aproveitando com sustentabilidade as matérias-primas típicas da nossa terra e proporcionando, como resultado final, ótimos produtos naturais e artesanais, com qualidade, carinho e dedicação.


Em 2007 (segundo dados divulgados pela FEE e pelo IBGE) o PIB de Lavras do Sul era de R$ 114.692.000,00 (173° posição no Estado Gaúcho), crescendo 30,1% em relação a 2006. Em 2008, o valor do PIB lavrense chegou a R$ 136.207.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário